Campanha de vacinação contra poliomielite é prorrogada na Paraíba

 — Foto: Kleide Teixeira/SMS João Pessoa



A campanha de vacinação contra a poliomielite, que estava prevista para encerrar na segunda-feira (17), foi prorrogada até o dia 30 de junho na Paraíba. A nova data foi decidida pela Secretaria de Saúde tendo em vista a baixa adesão da vacina pela população, que não chegou a atingir 15% da meta de 95% de crianças vacinadas. No total, são 216.989 mil crianças a serem vacinadas no estado.

A vacina contra poliomielite deve ser dada às crianças de um a menores de cinco anos, desde que já tenham recebido o esquema primário de três doses com VIP. Aquelas menores de um ano deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal atual para o esquema primário (três doses da vacina inativada poliomielite — VIP).

As vacinas VIP e VOP são diferentes entre si. Embora as duas imunizem contra a Pólio, a VIP é injetável, com três cepas, poliovírus 1,2 3, feita apenas com partículas do vírus, enquanto a VOP, que é a de gotinhas, é feita com o vírus enfraquecido, com duas cepas, poliovírus 1 e 3.

A poliomielite é uma doença grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3, que em geral acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível.

O último caso de poliomielite no Brasil ocorreu em 1989, na cidade de Sousa, e em 1994 o país recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem.

g1/PB



Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem