Paraíba registra terceira doação de órgãos em uma semana

Terceira doacao de orgaosDoação de órgãos (Foto: Divulgação/Gov-PB)


Na noite deste domingo (26), a Central de Transplantes da Paraíba registrou a terceira doação de órgãos em um intervalo de apenas uma semana. A ação foi realizada no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, onde o doador estava internado. Esta doação, é a 12ª de múltiplos órgãos registrada em 2024 na unidade.

A vítima era um paciente de 49 anos, que sucumbiu a um Acidente Vascular Encefálico Hemorrágico (AVEH). Após a decisão da família em autorizar a doação dos órgãos, o fígado, os rins e as córneas foram destinados, retirando da lista de espera do transplante, cinco pessoas.

Dos órgãos, o fígado e o rim esquerdo foram transplantados localmente, para uma mulher de 60 anos e um homem de 48 anos, respectivamente. O rim direito foi encaminhado para uma mulher de 69 anos em Pernambuco, enquanto as córneas foram destinadas ao Banco de Olhos da Paraíba.

Atualmente, na Paraíba, 574 pessoas aguardam um órgão ou tecido, sendo 356 córneas, quatro corações, 24 fígados e 190 rins. Qualquer pessoa que venha a falecer por morte encefálica e cuja família autorize a doação dos órgãos ou tecidos pode se tornar um doador.


T5

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem