João Pessoa ocupa 1º lugar no nível de alfabetização de crianças na Paraíba

Dados do Ministério da Educação (MEC) em relação à taxa de alfabetização até o 2º ano do Ensino Fundamental I colocaram João Pessoa em 1º lugar no nível de alfabetização de crianças de 6 e 7 anos entre os municípios paraibanos com mais de 100 mil habitantes.


“O resultado daqui da Capital foi de 46% dos estudantes nos níveis esperados de leitura. Nossa meta para este ano é superar os 60%. Entre os municípios paraibanos com mais de 100 mil habitantes estamos ocupando o 1º lugar. Vamos olhar com prioridade para a alfabetização das crianças até 7 anos de idade e continuar avançando cada vez mais. Sei que podemos contar com a ajuda dos profissionais que fazem a educação de João Pessoa”, ressaltou a secretária de Educação e Cultura do Município, América Castro. Para avançar no nível de alfabetização, a Sedec investe em programas como ‘Letrar+JP’, ‘Educar Pra Valer’, ‘Curso de Verão’, entre outras ações.


Avaliação – A divulgação do excelente desempenho ocorreu na terça-feira (28) passada. Segundo a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), a avaliação na Capital foi realizada em outubro de 2023, em regime de colaboração com o governo estadual, por meio do Pacto Alfabetiza Mais Paraíba, do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). A avaliação teve foco à fluência leitora dos estudantes.

O resultado da Paraíba, nesse mesmo período, foi de 51% dos estudantes nos níveis esperados de leitura – leitor iniciante e leitor fluente – para crianças de 7 anos de idade. A meta estadual para 2024 é chegar a 56%. O patamar de alfabetização é definido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).


 WSCOM.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem