João Azevêdo destaca conscientização e rigor nas fiscalizações para um trânsito seguro na abertura do Maio Amarelo

João Azevêdo destaca conscientização e rigor nas fiscalizações para um trânsito seguro na abertura do Maio Amarelo

O governador João Azevêdo participou, na manhã desta segunda-feira (6), da solenidade de abertura do Movimento Maio Amarelo, campanha mundial que tem como objetivo a redução de mortes por conta de sinistros de trânsito.

Durante o evento, ocorrido na Academia de Polícia (Acadepol), no bairro Costa do Sol, em João Pessoa, o chefe do Executivo estadual destacou a conscientização da população e rigor nas fiscalizações para um trânsito mais seguro. O tema deste ano da campanha Maio Amarelo é “Paz no Trânsito Começa por Você!”

Ainda na solenidade, marcada por apresentação teatral e por uma palestra sobre os caminhos para se conseguir um trânsito seguro, foi assinado um convênio entre o Detran-PB e a Secretaria de Estado da Educação para desenvolver ações educativas e culturais nas escolas da Rede Estadual de Ensino em conformidade com o projeto, promulgado pelo gestor paraibano no ano passado, o “Paraíba pela Paz no Trânsito”.

Durante o evento, o governador João Azevêdo afirmou que a conscientização é o primeiro passo na construção de um trânsito responsável. “Você não tem um policial em cada esquina. Então, necessária uma consciência coletiva para o uso de capacete, de todos os equipamentos de segurança como um todo, da direção responsável — essas são  atitudes fundamentais e vão fazer esses números diminuírem”, afirmou, mostrando preocupação com os acidentes envolvendo motocicletas, responsáveis por 77% dos sinistros de trânsito na Paraíba.

“Precisamos entender que a formação do bom condutor começa na escola — por isso, essa parceria entre o Detran e a Secretaria da Educação. Não tenho dúvidas de que essa iniciativa vai resultar, num futuro muito breve, em números melhores”, prosseguiu o gestor paraibano, destacando que o aumento do rigor nas fiscalizações também auxiliam na redução dos sinistros de trânsito.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Jean Francisco Nunes, destacou que a Campanha Maio Amarelo é o grande momento de união na construção de um trânsito mais humano. “Os atores que têm as condições de promoverem um trânsito mais seguro, com o cidadão mais consciente, responsável,  com a diminuição de mortes no trânsito estão hoje aqui: o Poder Executivo, a Secretaria de Estado da Segurança Pública, a Assembleia Legislativa, a Semob, a Polícia Rodoviária Federal estão aqui. Com a participação da sociedade, não há dúvidas de que vamos obter resultados ainda mais promissores”, acrescentou.

O superintendente do Detran-PB, Isaías Gualberto, também ressaltou a importância da conscientização na redução de mortes e de sequelas graves no trânsito. “São as atitudes da população que fazem a diferença para um trânsito mais seguro, mais humano: o uso do capacete por todos os motociclistas, o uso do cinto de segurança pelo motorista e passageiros, respeito ao ciclista, ao pedestre. Enfim, estas atitudes são efetivas na preservação de vidas”, comentou.

Após o evento, o governador João Azevêdo visitou 12 salas de aula em que estão distribuídos alunos da segunda  turma do curso de formação da Polícia Civil (concurso 2021), ocasião em que falou sobre a responsabilidade do policial civil perante a população paraibana, entre outros assuntos.

Fonte: Governo da Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba

 Polêmica Paraíba.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem