Concurso da Polícia Militar na Paraíba convoca mais de 300 mulheres após adequar lista de aprovados a decisão do STF

Foto: Walla Santos/ClickPB/Arquivo


Mais de 300 mulheres foram convocadas pela reclassificação do concurso da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba. A mudança ocorre após o Supremo Tribunal Federal (STF) determinar, na quinta-feira (29), que as mulheres pudessem concorrer ao total de vagas, independente de cota de vagas dedicadas a elas. O STF também ordenou que as candidatas não classificadas fossem convocadas na reclassificação geral.

O coronel José Ronildo, presidente da comissão do concurso da Polícia Militar e Bombeiros Militar da Paraíba, informou ao ClickPB que 333 mulheres foram incluídas entre os aprovados, após a reclassificação. Ele também informou que viajou a São Paulo para agilizar, junto à IBFC, banca organizadora, a adequação do concurso público às exigências estabelecidas pelo Supremo.

“A decisão do STF não suspende o concurso, a decisão é no sentido da manutenção do concurso, no prosseguimento das etapas. Todavia, as mulheres sendo incluídas em ampla concorrência. A decisão fala que, se já tiver acontecido alguma etapa em que houve mulheres excluídas pela incidência da cota de 10% prevista na lei, essa etapa deve ser revista. Já estamos cumprindo. Eu vim para São Paulo para, junto com a banca IBFC, que é a organizadora do concurso, agilizar esse processo”, explicou o coronel ao ClickPB.

Ainda segundo o coronel, “ontem foi publicada a primeira reclassificação. Ainda nesta semana, a banca organizadora vai corrigir a redação dessas mulheres que foram incluídas. A banca me garantiu que até quinta-feira (7), no mais tardar até sexta-feira (8), publica a nota da redação. A nota da redação, somada com a nota da prova objetiva, nós teremos a primeira classificação.”

Exame psicológico e outras etapas

O coronel Ronildo disse, ainda ao ClickPB, que está sendo organizada a convocação dessas mulheres aprovadas para o exame psicológico e a convocação para as etapas seguintes do concurso da PM e Bombeiros da Paraíba.

“A próxima etapa seria o exame psicológico. Então nós já vamos convocar, na próxima semana, as mulheres para a realização do exame psicológico em data a ser definida ainda pela banca. Então feito o exame psicológico, tem um prazo de recursos, para, em seguida, de resultado final do exame psicológico somente para essas mulheres. Finalizada a etapa do exame psicológico para essas mulheres, aí o concurso volta à normalidade, dessa vez dando sequência ao exame de saúde e ao teste de aptidão física. E aí nós vamos convocar todos dessa vez, tanto os que já estão no concurso quanto essas mulheres convocadas agora”, informou o coronel ao ClickPB.

O concurso e as vagas

O concurso público da PMPB e BMPB tem, entre as etapas, as provas objetiva e discursiva, exame psicológico, exame de saúde e teste de aptidão física. De acordo com o edital, são 900 vagas das quais apenas 90 eram ofertadas a mulheres na PM e as demais, 810 vagas, eram destinadas a homens. Já das 200 vagas para o Corpo de Bombeiros da Paraíba, apenas 20 eram para mulheres e 180 para homens.


ClickPB


 

Postagem Anterior Próxima Postagem