Lula avalia incluir PSDB e Podemos em reuniões políticas

zLula avalia incluir PSDB e Podemos em reuniões políticas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avalia incluir partidos independentes, como Podemos e PSDB, nas rodadas de conversa com deputados e senadores que planeja promover no fim deste mês.

O formato dos encontros com líderes partidários ainda não foi estabelecido pelo petista, que pretende dar início às reuniões com congressistas após o retorno da África.

O petista tem defendido a necessidade de ampliar o diálogo com partidos que não fazem parte da base aliada, na tentativa de facilitar a aprovação de medidas econômicas.

A ideia estudada pelo presidente é fazer um encontro mais amplo, com a presença de líderes partidários, e uma rodada de reuniões menores, com partidos que demonstraram resistência a propostas governistas no ano passado.

O presidente quer incluir nas conversas, em uma demonstração de deferência, os presidentes do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

Após ruídos na articulação política, o presidente decidiu fazer uma ofensiva para serenar os ânimos e reafirmar o apoio ao ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Em encontro, na semana passada, Lula ofereceu a Lira diálogo direto, por meio do telefone celular do ajudante de ordens do petista. O presidente não tem telefone celular.

Sobre assuntos institucionais, o canal combinado com Lira é o ministro da Casa Civil, Rui Costa, já que o deputado federal tem resistências a Padilha.






CNN

 

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem