Dia D contra a Dengue e de Multivacinação aplica 38.806 doses de vacina nos postos de saúde e visita residências

 



O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou, neste sábado (24), um Dia D de Combate ao Mosquito da Dengue e Campanha de Multivacinação e Covid-19 em todo o estado. O objetivo foi conscientizar e orientar a população sobre os riscos das arboviroses, fazer busca ativa de focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya e ofertar vacinas para atualização do cartão de vacinação. A Paraíba aplicou 38.806 doses de vacina nos postos de saúde.

O secretário de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, esteve presente na ação realizada em Campina Grande e pontuou que a Paraíba está com um cenário epidemiológico confortável e reforçou que essa é a hora de atuar na prevenção para conter os casos e evitar os óbitos. O gestor lembrou também dos 14 municípios que estão ofertando a vacina da dengue para o público de 10 a 14 anos e reforçou o chamamento para os pais e responsáveis.

“A gente precisa atuar nesse momento de prevenção, fazendo o dever de casa. Abra a sua residência para que os agentes de endemias possam entrar e fazer essa vistoria rápida. A gente precisa eliminar os focos do mosquito. O combate às arboviroses como dengue, zika e chikungunya é um trabalho de toda a população. A SES, junto aos 223 municípios, está atuando fortemente nesse trabalho preventivo. Lembramos que os 14 municípios da 1ª Região que receberam a vacina da dengue também estão aplicando hoje. Importante a participação do público de 10 a 14 anos para tomar esse imunizante e de todo o restante da Paraíba para atualizar as cadernetas de vacinação”, frisou.

Em João Pessoa, um dos pontos de mobilização foi no bairro Ilha do Bispo. Rosângela Carneiro foi uma das moradoras que abriu as portas de sua residência para que a equipe de saúde fizesse a busca por algum foco do mosquito. Com a casa bem cuidada e sem sinais de criadouro de Aedes aegypti, ela disse que busca manter os vasos de plantas sem água e o quintal limpo.

“Cuidado a gente sempre tem que ter. Aqui em casa a gente tem muita planta, mas optamos por aquelas que não acumulam água. As bacias a gente tá sempre prestando atenção, derramando a água e deixando emborcada. Se a gente se previnir, e os vizinhos também, a gente tá livre da dengue”, observou.

O Dia D também foi dedicado à atualização da caderneta de vacinação da criança e do adolescente e da Covid-19. Os 14 municípios da 1ª Região de Saúde também ofertaram o imunizante Qdenga. Das 38.806 doses aplicadas neste sábado, 11.302 foram para as vacinas bivalente e monovalente da Covid-19 e 22.509 foram das vacinas de rotina. Da vacina contra dengue, foram aplicadas 4.995 doses. Os cinco municípios que mais vacinaram foram Campina Grande (3.513), João Pessoa (2.777), Sapé (2.269), Sousa (1.156) e Princesa Isabel (1.099).


PB GOV

Postagem Anterior Próxima Postagem